Todos sabemos qe há professores que têm um método de ensino melhor que outros. O meu objetivo com esta página será o de explicitar, dentro do possível, o que são bons métodos de ensino, de modo que se possa distinguir mais facilmente os que o seguem e os que não o fazem e, desse modo, escolher acertadamente as turmas na altura de fazer o horário. A diferença entre ter aulas com um professor com e sem um bom método, faz uma grande diferença na facilidade de assimilação dos conhecimentos e na perceção da matéria, e pode fazer a diferença entre passar e não passar, ter uma nota mediana ou boa, ou gostar ou não da matéria.
A forma como os alunos são dados conhecimento, nas faculdades é muito menos eficaz do qe poder ser. A maioria das faculdades ainda funciona como se estivéssemos no século passado.
Só as podemos ouvir uma vez. Sim temos os slides, mas não é a mesma coisa. Era extremamente útil se aulas teóricas fossem simplesmente substituídas por gravações e que todas as gravações da disciplina ficassem imediatamente disponíveis no início. Isto teria inúmeras vantagens.
Cada disciplina teria um fórum online onde trocar ideias/dúvidas sobre a matéria com o prof./outros alunos e existiria um sistema de avaliação dos professores/das disciplinas. Claro que estaria sujeito a abusos, mas eu quase que chumbava a uma disciplina por um professor ser uma besta, mas na altura em que escolhi a turma não o sabia. Este sistema evitaria isso, bem como premiaria os bons professores pelo seu bom trabalho.
Finalmente continua a existir muito foco, pelo menos em certos cursos, em saber as matemáticas e algebras pode detrás de tudo. Faço das palavras do irmão do criador do Wolfram Alpha, minhas:
Entretando deixo-vos com um dia na vida de um estudante de engenharia mecânica no MIT.
Um professor com gosto em fazer bem o seu trabalho: