« Voltar
Março
15
2018

Os Professores e o Ensino

Todos sabemos qe há professores que têm um método de ensino melhor que outros. O meu objetivo com esta página será o de explicitar, dentro do possível, o que são bons métodos de ensino, de modo que se possa distinguir mais facilmente os que o seguem e os que não o fazem e, desse modo, escolher acertadamente as turmas na altura de fazer o horário. A diferença entre ter aulas com um professor com e sem um bom método, faz uma grande diferença na facilidade de assimilação dos conhecimentos e na perceção da matéria, e pode fazer a diferença entre passar e não passar, ter uma nota mediana ou boa, ou gostar ou não da matéria.

A forma como os alunos são dados conhecimento, nas faculdades é muito menos eficaz do qe poder ser. A maioria das faculdades ainda funciona como se estivéssemos no século passado.

Só as podemos ouvir uma vez. Sim temos os slides, mas não é a mesma coisa. Era extremamente útil se aulas teóricas fossem simplesmente substituídas por gravações e que todas as gravações da disciplina ficassem imediatamente disponíveis no início. Isto teria inúmeras vantagens.

  1. As pessoas são diferentes umas das outras. Uns têm dificuldades numas partes, outros noutras. Deste modo cada pessoa pode repetir as partes que não entendeu as vezes que quiser. Pode pesquisar no google no momento, ou anotar que teve dúvida ali. O professor tendo mais tempo livre, pode dispô-lo para tirar estas dúvidas.
  2. Cada pessoa pode andar ao ritmo que quiser. Pode ver aulas de 3h em 1.5h se puser a voz em 2x velocidade. Quantas aulas têm pouqíssimo sumo? Conteúdo útil? As gravações permitiriam poupar muito tempo. Basta saltar ou por fast-forward.
  3. Não é preciso estar-se distraído a tomar notas manuscritas daquilo que o prof. está a dizer, porque podemos voltar a ouvir sempre que quisermos. Assim podemos antes tomar notas de dúvidas, ou resumir as ideias principais por palavras nossas, enquanto confortávelmente pomos pausa no vídeo.

Cada disciplina teria um fórum online onde trocar ideias/dúvidas sobre a matéria com o prof./outros alunos e existiria um sistema de avaliação dos professores/das disciplinas. Claro que estaria sujeito a abusos, mas eu quase que chumbava a uma disciplina por um professor ser uma besta, mas na altura em que escolhi a turma não o sabia. Este sistema evitaria isso, bem como premiaria os bons professores pelo seu bom trabalho.

Finalmente continua a existir muito foco, pelo menos em certos cursos, em saber as matemáticas e algebras pode detrás de tudo. Faço das palavras do irmão do criador do Wolfram Alpha, minhas:

Entretando deixo-vos com um dia na vida de um estudante de engenharia mecânica no MIT.

Links