The Art of Learning é uma leitura essencial para quem estiver interessado em excelência. Josh Waitzkin, o autor, cresceu a jogar xadrez competitivo, viajando para torneios como Grande Mestre. Na sua juventude resolveu experimentar Tai Chi Chuan para relaxar. Rapidamente, no entanto, Waitzkin já estava a competir a nível internacional em Tai Chi Chuan. O livro é sobre como conseguiu chegar ao pináculo de duas disciplinas que, à superfície, parecem completamente diferentes. Josh Waitzkin partilha o seu maior bem: como aprender.
Quando ouvimos um cantor num palco a cantar, ou um físico a estudar física avançada, um nadador a fazer 100m em menos de 1minuto, o Schumacher ou o Vettel a ganharem um campeonato, e pensamos que já nasceram com o "bichinho" para aqilo, pensemos outra vez. É disso que trata, por exemplo, o livro Talent is Overrated, segundo o qual muito desse talento e dessa magia aparente é sempre o resultado de muito trabalho árduo e de muita prática sempre com o intuito de melhorar. Muito recomendado para qualquer pessoa com determinação em atingir os seus objetivos.
Outros livros do mesmo género:
Uma técnica que às vezes uso para ler livros bastante (até 2x) mais rapido é ouvir a versão áudio à velocidade mais rápida em que dá para perceber o queestá a ser dito (geralmente a 1.5x-2x a velocidade normal) e ao mesmo tempo ler o livro. À custa disto é possível ler e resumir livros de 300-400 páginas (não-técnicos, mas ainda assim de não-ficção) em 2 dias. Da forma normal demoro ~ 1 semana.
MyNoise.net - Site criado por engenheiros de som, permite alterar imensos parâmetros para cada um, gerados dinamicamente (portanto sem looping).
Videos do professor jovem doutorado em matemática Patrick JMT - melhor fonte que já encontrei com explicações que mostram como a matemática pode ser simples de aprender. Exemplo, explicação da integração por substituição:
Aulas do MIT online em formas de vídeo - exemplo: Análise Matemática, cálculos de uma variável
Da mesma maneira também a universidade de Yale tem vários videos na internet (em inglês) grátis com bastante conteúdo de engenharia mecânica.
Estar saudável é essencial. Sem isso, mais nada importa. É prioridade. Os 3 pilares da saúde são a alimentação, o exercício e o estado emocional.
Relativamente à alimentação ainda não há consenso sobre exatamente o tipo de alimentos que se devem comer, mas as tendências (já há pelo menos 2 décadas) têm vindo a apontar para uma dieta baseada em vegetais, carne/peixe/ovos vindos de animais alimentados com a comida que comeriam na natureza bem como (mais discutido) grãos não refinados tal como se pode ver no guia de nutrição saudável, pela U. Harvard. Este é outro guia interessante e este é um site onde se analizam e organizam os estudos sobre suplementos nutricionais, e aqui uma laboratório independente que estuda a qualidade dos produtos à venda desses suplmentos. Um livro que engloba todos estes fatores, que recomendo bastante pelo seu caráter científico e prático, escrito por um médico francês que passou por cancro, David Servan-Schreiber, e que já reli algumas vezes, é o Anti-Cancro.
O mais perto que neste momento temos a uma pílula mágica para melhoria da saúde é o exercício. Juntamente com o cuidado na alimentação, reduz a probabilidade de morrer de todas as causas, desde que com moderação. Um dos autores deste estudo deu uma palestra sobre o assunto, para os interessados. O exercício envolve não só a parte física mas também a mental, visto que traz vários benefícios a esse nível, como por exemplo, ser das maneiras mais eficazes de sair de uma depressão. Em termos de guias de exercício, recomendo este pela sua simplicidade. Mas e então, será que o tempo perdido a fazer exercício compensa aquilo que ganhamos em tempo de vida? Segundo as pesquisas recentes e os meus cálculos, sim. Cerca de 2-3 anos extra. Também uma sesta tem as suas vantagens.
Finalmente, mas não menos importante, o bem estar emocional e mental. Reduzir o stress diário é um exemplo de uma ação que leva a uma melhoria da saúde. Seres autêntico.. Estares conectado com as tuas emoções e seres capaz de as nomear e as exprimir. Teres compaixão para contigo próprio. Aprende a estabelecer limites, com gentileza para contigo mesmo. Saberes-te perdoar quando erras. Quando a tua saúde mental não está na melhor forma, moveres-te mais devagarinho. Libertares-te da presença de pessoas tóxicas/abusivas na tua vida. As relações que temos com os outros são o fator mais importante para a nossa felicidade. O nosso corpo não se esquece das coisas que se passaram connosco. E quando não conseguimos dizer 'não', ele acaba por dizer por nós.